quarta-feira, 5 de maio de 2010

Jesus, e a teoria das necessidades.

Para quem não sabe a teoria de Maslow muito citada na psicologia é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.Maslow hierarquizou essas necessidades segundo o modelo(acima ou ao lado, depende do seu navegador)
Na publicidade essa hierarquia tem muitas vezes nos ajudado quando estamos lidando com nosso público alvo, somo muitas vezes advertidos (obviamente) a não tentar vender um carro para um público que se quer consegue suprir suas necessidades básicas, ou até mesmo somos desafiados a vender um produto do qual o cliente não tenha uma real necessidade.
Mas onde quero chegar com isso? O fato é que eu estava um dia ouvindo alguém falar sobre a juventude de hoje, sobre a forma como somos indecisos, inquietos, insatisfeitos, hora buscamos determinada coisa e de repente já buscamos outra, vivemos em estado de insatisfação constante, nessa hora lembrei da teoria das necessidades e comecei a me questionar que ansia é essa do ser humano, que mesmo chegando no topo da pirâmide de Maslow ainda não se sente satisfeito... Foi então que Deus me lembrou do belíssimo texto de Mateus 6 e de repente as coisas começaram a se encaixar, percebi que Maslow estava totalmente certo em sua hierarquia porém ele tinha esquecido da necessidade humana que deve ser colocada na base da pirâmide antes mesmo de pensar em comida ou vestimenta, uma necessidade que é suprida com outro tipo de alimento, um alimento que nutre a alma, é a necessidade da palavra, da presença, do reino daquEle que nos criou. Como bem propôs Maslow, alguém que não tenha as necessidades básicas supridas, dificilmente irá procurar reconhecimento pessoal, se assim o fizer continuará insatisfeito, ou talvez nem passe da tentativa de buscar algo acima da sua real necessidade. Exatamente por isso, é que muitos de nós vivemos na constante insatisfação, pois pulamos a verdadeira base da pirâmide ignoramos a necessidade da nossa alma, ou tentamos supri-la inutilmente com coisas perecíveis, precisamos aprender a buscar em primeiro lugar aquilo que nos é vital e todas as nossas demais necessidades serão satisfeitas.

Teoria das necessidades segundo Jesus ( Mateus 6:25-33) 

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? [Ou um único côvado à sua altura? O côvado era uma medida linear de cerca de 45 centímetros.]

“Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens por suas observaçoes
Deus continue te abençoando.