sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sobre mudanças e permanência

Eu sou bem assim, esse tipo de pessoa que há anos vai na sorveteria e pede o mesmo sabor de sorvete, posso colocar tudo, mas sempre tem que ter morango, há anos eu adoro milho verde, vou no restaurante chinês e sempre peço shop suey, há anos eu adoro açai na tigela e não consigo enjoar. Há anos eu pinto o cabelo de vermelho, volta e meia uso os mesmos perfumes, adoro roxo e não sei pintar as unhas se não for de preto ou de vermelho. Há anos eu gosto de Inglês, amo dançar e escolhi Educação Física como profissão pra nunca mais mudar. 
Você deve estar aí pensado que minha vida deve ser um tédio, ou até mesmo se perguntando que tipo de ser é esse que não muda? A verdade é que por mais que não pareça, eu não tenho nada contra mudanças, pelo contrário, eu as amo. Antes de gostar de sorvete de morango eu ia na sorveteria e só pedia flocos, minha cor preferida era verde, e eu até já pintei o cabelo de outras cores, se você pode perceber eu mudei meu blog, e não foi só uma coisinha, eu mudei bastante, claro que levou muito tempo até eu conseguir mudar. A questão é que nesse longo tempo de um ano ou mais em que eu por muitas vezes tentava mudar o blog e não conseguia, eu me perguntei qual era minha dificuldade em mudar, foi então que eu percebi que o problema não era a mudança, mas a permanência. Quando eu amo alguma coisa, eu amo de verdade, eu sou intensa naquilo que faço e acredito, enquanto morango for interessante pra mim, porque não permancer com ele? eu gosto de biscoito de morango, milk shake de morango, sorvete de morango e até perfume de morgango. 
Por outro lado, quando se permanece em um estado por muito tempo é comum as pessoas associarem você às coisas e não conseguirem separar, por exemplo, se eu tento pintar o cabelo de outra cor, as pessoas dizem que vermelho já é minha "marca", minha identidade. Ok, vermelho pode até ficar bem em mim, mas a verdade é que já faz tanto tempo que as pessoas não conseguem imaginar outra coisa, seu eu pintasse o cabelo de castanho durante muitos anos, ele também seria minha "identidade". Algumas pessoas acham que mudar pra uma ideia nova é como trair a antiga, mas eu não acho que isso seja verdade. 
Hoje eu amo morango, mas eu não esqueci o sabor de flocos, e quando baunilha me parecer mais interessante, talvez um pouco temerosa, mas eu irei mudar, mudar pra permanecer a mesma. E aí então eu não serei apenas baunilha, serei flocos, morango, baunilha, roxo, amarelo, serei todas essas coisas que me fazem ser Eu.

Nenhum comentário: