terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Juntos somos melhores: As questões sobre o amor

Essa semana comecei junto com a Cia. Liberdade a ler um livro intitulado "Juntos somos melhores". O livro é um devocional diário que trata de questões sobre como viver em comundidade. 
Esse livro com capítulos tão pequenos e de linguagem simples, não é um manual prático ou algo tipo receita de bolo, mas é um devocional que a cada dia traz questões para que possamos refletir, tirar conclusões e colocar em prática, por sinal, a parte prática é a mais importante, sem ela não adiantaria ler o livro. 
Bom, ao final de cada dia o livro traz uma questão e um espaço para anotações, como estamos lendo em PDF temos de anotar em outro lugar, seguindo a idea de Thay Vasconcelos, algumas da minhas anotações serão feitas aqui mesmo.

Como disse, o livro é bem básico e o mais importante é refletir profundamente nas questões, e já no 2º dia me deparo com essa aqui: Como você pode demonstrar o amor altruísta de Cristo a uma pessoa difícil de ser amada?

Pra responder essa pergunta, eu poderia começar aqui a discorrer sobre altruísmo, pois é uma palavra que eu gosto muito mesmo, mas essa eu vou deixar pra você descobrir com o Aurélio, até porque, para além de uma simples definição, existem muitas questões em torno dessa palavra. Então, vamos ficar aqui apenas com o amor, o amor de Cristo, que é altruísta e  por si só já tem uma amplitude maior, é um amor sem interesses e baseado não apenas em palavras mas em ações. Como dedicar esse amor a pessoas difíceis? Será possível isso?
Acredito que assim como eu, quando você se deparou com essa questão veio logo a sua mente uma lista de pessoas que você considera difíceis de ser amada, seja lá qual for o motivo, pois bem, eu pensei sim em algumas pessoas dificeis pra mim, mas dentro dessa minha listinha e talvez dentro da sua estava EU, sim eu mesmo, uma pessoa extremamente dificil de ser amada, não sou fácil de relacionamentos, não concordo em tudo com as pessoas, sou inconstante e não me encaixo no padrão das pessoas meigas e amáveis, mas apesar de tudo isso, eu sou amada. 
Diante disse já posso responder uma pergunta, é possível sim amar as pessoas difíceis e não com um amor fingido, mas essencialmente verdadeiro. 
Eu até poderia dizer que amar as pessoas difíceis nos leva a experimentar a essência do amor, pois o amor verdadeiro tem padrões desafiadores, e amar alguém que não tem nada pra te oferecer é um desafio e tanto. A questão de todo desafio é que você tem que aceitá-lo, e aí está a resposta da grande questão, para amar alguém difícil de ser amado, você tem que escolher fazê-lo, aceitar o desafio. 
Antes eu não entendia quando as pessoas diziam que amar era uma escolha, mas se o amor remete a uma ação, ações não ser realizam sozinhas, é preciso fazê-las. É preciso escolher relevar as diferenças, aceitar as imperfeições, é preciso escolher ligar, gastar tempo, se relacionar, é preciso escolher entre poupar as energias ou deliberar o amor.

" ... Nunca é grosseiro, não busca seus prórpios interesses, não se irrita, não leva em conta o dano.
Tudo sofre, sempre crê, sempre espera o melhor, tudo suporta. O amor "
1Coríntios 13

Nenhum comentário: