segunda-feira, 29 de março de 2010

Sobre a tristeza.

Tristeza: [Do lat. tristitia.] S.f. 1. Qualidade ou estado de triste. 2. Falta de alegria. 3. Pena, desalento, consternação. 4. Aspecto revelador de mágoa ou aflição.

Porque ela parece ser tão atraente?

"

A tristeza é, na verdade, uma moça. Não muito bonita. Um pouco feia. Ela tem cabelos longuíssimos e sem vida, que cresceram sem que ela percebesse. Há anos estão penteados do mesmo jeito. Sua roupa é bem feita, mas não tem cor. As mãos são mornas, melífluas, de poucos movimentos e sempre vagarosos. Finos e magros, seus pés cabem em qualquer sapato de qualquer tamanho. Sua boca é lilás, como a boca dos mortos. Fala pouco, e quando o faz as palavras já saem vaporizadas, flutuando no ar antes de cairem ao chão, dissolvidas em seus significados.

Apesar disso, a Tristeza mora em uma casa acolhedora, com perfume de baunilha e cortinas rendadas da cor do âmbar. Há sempre música no ar, e ela sempre sabe que música colocar. Na entrada existe um daqueles tapetinhos escrito “bem-vindo”, próximo à porta com uma guirlanda em formato de coração. Ela sabe que receber bem é importante, assim as pessoas ficam.

A Tristeza tem muitos amigos. Mas a Tristeza vive triste, porque eles só a visitam quando as coisas não vão bem, e partem assim que se sentem melhor. O que não faz da Tristeza uma moça solitária. A Tristeza tem sempre uma companhia.

A Tristeza, moça meio sem graça, tem um desejo. A Tristeza quer casar. Quer encontrar um amor. A Tristeza quer ter muitos filhos e, no fundo, não deseja que eles sejam parecidos com ela. Porque a Tristeza precisa da alegria à sua volta, assim o mundo lhe parece melhor.

Talvez seja como diz aquela canção: “A tristeza tem sempre uma esperança, de um dia não ser mais triste não”. "


Entre aspas: Silmara Franco

9 comentários:

Anônimo disse...

FELICIDADES É O QUE TE DESEJO!
A TRISTEZA UM DIA TEM QUE PASSAR!

Mariucha Waleska disse...

Só pra constar. Não estou triste, muito menos sou, tristeza pra mim é um estado e eu não estou nele. Esse post como diz o título é sobre a tristeza, não sobre mim.

Dija disse...

Precisava brutalizar o coitado assim?
kkkkk
Bem ...é verdade....apesar dela não ser bonita...nem feia, ela é até simpática, mesmo sem falar pouco ...ela acolhe qualquer um. XD
Qualquer dia desses passo lá pra fazer uma visita...

Anônimo disse...

Tranquilo...
Fui infeliz no comentario.
Seria mais facil pra mim não usa as palavras que chegam pra voce como espinhos, onde na verdade o que eu quero te entrega são rosas.
Perdão.

Anônimo disse...

Huhumm, rss...

Mariucha Waleska disse...

realmente dá vontade de rir!

Anônimo disse...

SE AFASTE DA SUA PSICOLOGA, ELA NÃO TE AJUDA EM NADA, NÃO TEM NADA DE BOM PARA TE OFERECER, SÓ TE AFASTA DE DEUS!

Dija disse...

Esses anônimos tão ficando cada vez mais estranhos (y)

Mariucha Waleska disse...

E o que vc sabe sobre Deus seu psicopata?
Odeio responder a esse tipo de gente. (Não resisti)
Fechei os coments.