quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Será que é isso?

Profissão Redator
Redação é o processo de redigir (escrever) um texto. É uma atividade presente na cultura civilizada desde a invenção da escrita, e atualmente considerada um campo profissional e artístico na literatura, na produção de roteiros, na elaboração de relatórios e documentos, na publicidade e no jornalismo — entre diversas outras áreas.
O profissional que vive exclusivamente de escrever (textos não-autorais) é chamado de REDATOR. O redator ou a redatora são os profissionais responsáveis por redigir e principalmente revisar textos, títulos, aberturas, e legendas de um projeto de comunicação. É responsável também por fazer pesquisas dentro do projeto identificando dados como target, concorrentes, interesse do leitor, linha editorial e a conceitualização da comunicação. Para ser um bom redator de internet, não basta apenas gostar de escrever. Muito menos saber escrever. É preciso entender como funciona essa carreira e o que os empregadores esperam de você.

Na web, nem sempre o redator é responsável por apenas escrever, pois ele têm muitas outras tarefas: O redator é responsável por editar as informações e inserí-las no código XHTML, ou mesmo em uma interface Flash. Mas isto depende do quanto de tecnologia esta empresa respira. O normal mesmo é redatores que inserem conteúdos em sistemas de CMS.

O redator geralmente é um profissional criativo, e é capaz de criar slogans para campanhas, banners interativos, vídeo e diversas outras mídias. A formação de um profissional desta área nem sempre é muito específica, pois vai desde ética publicitária até a linguagem do cinema. Para atuar como um redator, você precisa se formar em um curso superior como Comunicação Social (Publicidade e Propaganda ou Jornalismo), Ciências Sociais, Letras ou Artes. Aprender outros idiomas também lhe trará muitos pontos positivos.

Um bom redator é capaz de traduzir campanhas para até outras 3 línguas. Se você quer ser um bom profissional, precisará disto. Fluência em Inglês, Espanhol e Francês serão muito importantes para o profissional da área da web. Você pode seguir dois caminhos * Websurfers - são pesquisadores responsáveis pelo levantamento de sites e informações de interesse para um determinado cliente. Geralmente esse profissional trabalhará muito com estatísticas e com perfil de usuários. * Ou se tornar um “Web Writer” (denominação antiga mas ainda usada no mercado).
O Web Writer é o redator especializado na web. São geralmente profissionais ou da área de criação (redação para mídia interativa) ou da edição de textos para websites corporativos.

Um comentário:

Daniel Canuto disse...

Essa é uma grande possibilidade, pra quem tem sua capacidade